sábado, 27 de fevereiro de 2016

Festiva de fevereiro de 2016 – homenagem aos Rotarianos.


Quem sou eu para falar de Rotary aos Senhores?  Não vou fazer nenhum discurso, uma vez que para homenagear o Rotary  Internacional  nos seus cento e onze anos de existência, é claro, que aqui estaria um dos senhores .
Subi a esta tribuna em nome de todas as companheiras da Casa da Amizade, para juntas prestarmos nossas homenagens a vocês, pelo 23 de fevereiro, Dia do Rotariano.
Sou uma grande admiradora do Rotary. Seus ensinamentos para um homem de bem  vão além dos ensinamentos de qualquer escola por onde ele passa.
Não se homenageia rotarianos sem se falar do nascimento de Rotary, uma vez que a sua essência veio desde aquele primeiro momento em que um homem simples, honesto e humilde, ao se mudar para uma cidade grande, sentiu falta dos hábitos da sua cidade do interior, na qual ele percebia nas pessoas as mesmas qualidades suas e, acima de tudo, a honestidade e espírito fraterno.
Sentindo esse vazio procurou outros profissionais que pensavam do mesmo jeito. Uma reunião no final da tarde e, a partir dali, outras em escritórios diferentes, um rodízio. Daí o nome Rotary.
Será que de lá para cá mudou alguma coisa? Impossível agora falar das mudanças. Prefiro citar o que não mudou:  a essência do Rotary hoje é ou deve ser a mesma.
O que possuíam aqueles senhores de tão forte e tão substancial que fizeram com que a semente por eles lançada se transformasse nessa grande árvore? O Rotary Internacional.
Visaram ao auxílio mútuo, o companheirismo, mas acharam o projeto egoísta e por isso optaram por uma conduta da qual se originou o “dar se si sem pensar em si” e chegaram à conclusão de que “mais se beneficia quem melhor serve”, baseando, talvez, no principio filosófico de que é dando que se recebe.
Parabéns, Companheiros rotarianos. Nós da Casa da Amizade somos gratas e nos orgulhamos de estarmos a seu lado nesta caminhada do servir.
Parabéns, por fazerem parte desta grande instituição que trabalha para tornar o mundo melhor. Tenha certeza de que sua participação é parcela desta grande soma.
Continue fazendo parte. Procure aumentar esta fila. Busque seus amigos e parentes, que têm como você qualidades que o tornem membro deste grande clube.
Ser rotariano é privilegio do homem e mulher dos dias atuais.
Vamos lhes mostrar algumas razões para ser rotariano.

Companheira Diná Gomes Fernandes

Fonte: Cartilha Rotária 7ª. Edição. 1996.

José Silvano Portes.





 
 


   





Nenhum comentário:

Postar um comentário