domingo, 31 de janeiro de 2016

Reunião Festiva do mês de Janeiro - Carnaval

 


                                              

Muitas pessoas se confundem ao pensarem que o carnaval é uma típica festa brasileira. Não podemos negar a grande presença desta festa em nossa cultura, que até mesmo no imaginário estrangeiro “carnaval” está entre as três primeiras palavras quando o assunto é Brasil.
A história do carnaval remonta da antiguidade, tanto na Mesopotâmia, quanto na Grécia e em Roma.
Só através de uma profunda e longa pesquisa, nos será possível conhecer a história desta festa que se comemora em vários pontos do planeta de formas diversificadas cada uma com as características inerentes  a sua cultura.
Complexa e antiga como sua história, é também a origem da palavra carnaval. Estudiosos divergem quanto essa origem. Para se ter uma ideia veio de “Carrum Navalis” igual “carros navais” relacionada a eventos gregos, no século VII a VI a.C. Já no ano 590 d.C com varientes de dialetos com vários vocábulos  de significado  “tirar a carne”, que em última análise significava a permissão de se comer carne antes dos quarenta dias de jejum da quaresma. E tantas outras opiniões.
Não se pode negar que esta festa no nosso país recebeu a graça e entusiasmo do espírito festivo do brasileiro
Originária do entrudo português que consistia em um jogo através do qual as pessoas sujavam as outras com tintas, farinha ovos e atiravam água, o que causava muita confusão por ser uma prática que apelava para a violência, as mudanças foram acontecendo surgindo várias e alegres formas de se brincar esta festa que, realmente, tem a cara do Brasil.
Foram os bailes em salões fechados ao som de marchinhas e marchas-rancho, blocos nas ruas, as escolas de samba, os trios elétricos e tantas maneiras que os brasileiros buscam para viverem esses dias festivos.
Como não se lembrar das marchinhas que vieram para ficar. Quem não sabe cantar “Ó Abre Alas” a primeira delas, composta por Chiquinha Gonzaga em 1899? E tantas outras que nos fizeram dar voltas pelos salões e marcaram nossa adolescência?

                                                      Texto elaborado pela companheira Diná Gomes Fernandes


























                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário