segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Reunião Festiva - Mês de setembro

Na Reunião Festiva do dia 25 de setembro, a Casa da Amizade e Rotary Club de Brumado. homenagearam  a Sra. Maria Odete da Silva Amorim, conhecida pelos brumadenses como Dona Dete do Acarajé. 


Companheira Mariêne fazendo homenagem a Dete
Feliz, abençoada e privilegiada é a pessoa que tem a chance de conhecer uma alma tão generosa, sensível e bela como a da nossa amiga Odete,  conhecida carinhosamente como Dete do Acarajé
Uma mulher lutadora e guerreira, que age com o pulso forte de um gigante, e ao mesmo tempo com a doçura de uma criança..
Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas, percebe-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto ela é extremamente fiel aos seus princípios.
Naturalmente consegue encantar a todos com a sua personalidade forte, única e sempre com uma sensatez admirável!
Apaixonada pela vida, por seus amigos e por sua família. Traz no rosto a marca inconfundível de um sorriso lindíssimo e iluminado, que contagia as nossas almas e traz paz aos nossos corações.
Dete, Mariêne, filhos e netos
Inteligente,  dedicada, uma ótima profissional, e que possui uma dignidade inabalável, que a caracteriza como responsável e competente.
Nota-se que ela adora se vestir bem, cuida bem do corpo, gosta de um bom bate- papo e de dar boas risadas,  enfim, vive plenamente os momentos especiais em sua vida.
Diante de tantos atributos presentes em sua pessoa, consigo entender porque nós brumadenses gostamos tanto dela!

Portanto, acredite sempre em você Dete!  Você é uma pessoa maravilhosa, possui um espírito iluminado e uma essência muito especial! Obrigada por atender o nosso convite vindo até aqui receber esta singela homenagem das amigas da Casa da Amizade e do Rotary Club de Brumado.  

Convido Lícia neste momento para fazer um breve relato da sua vida. Obrigada.

Companheira Lícia faz um breve relato da vida de Dete






Boa noite. Como é costume a Casa da Amizade prestar homenagem a pessoas marcantes e, sendo setembro mês que lembra Cosme e Damião, caruru, vatapá e outras lembranças.
Falando em lembrança a comissão festiva desse mês pensou em homenagear alguém que lembrasse tudo isso e muito mais. Não poderíamos deixar de lembrar de Maria Odete da Silva Amorim. Melhor dizendo: Dete do Acarajé. Levamos a ideia para a reunião e as companheiras foram unânimes em aplaudi-la.
Homenagear pessoas que através do tempo deixam suas marcas,  parece banal, mas não é. É uma forma de avivar na memória de todos, a figura baiana, filha de Oxum com Oxumapara, sorridente por natureza, que leva simpatia, carinho e a cada aceno de mão ela diz: Oi meu filho ou filha, venha cá, me conta!...
Peço desculpas pela forma despojada de falar de D. Dete, mas é a que combina com a sua simplicidade.
Falamos da figura pública, pioneira do acarajé em Brumado.
Agora, falamos um pouco da cidadã , da esposa, mãe, avó e bisa. Ela nasceu em Candeias, em 07 de março (não vou falar o ano). Em visita a Brumado, conheceu seu Dingo, com quem se casou aos 21 anos, permanecendo juntos por mais de 37 anos, até que nosso criador o chamou para trabalhar lá em cima. Mas sete sementes ficaram: Débora(que hoje mora com seu Dingo), Evani, Gerusa, Erivalda, Lai (nosso querido Lai), Moabe e Marivone. Destes, vieram seus lindos netos e bisnetos.
Sim. Recém- casada, começou vendendo mingau de milho na porta da Magnesita, para ajudar nas despesas domésticas.



Em 1977, na festa do centenário desta cidade, seu Gildásio permitiu que ela colocasse seu tabuleiro em frente à Madeireira Real, entre o  Big Joia e a casa de seu Aloísio Castro. Permaneceu lá, muitos anos. Depois foi pra frente do Bradesco e nunca mais parou.
Qual criança ou adulto nunca parou em frente ao tabuleiro de Dona Dete do Acarajé!



 
O Tema da Reunião Festiva



O Tema desta festiva é uma homenagem a São Cosme e Damião”
Cosme e Damião eram médicos e atendiam aos pobres gratuitamente, cumprindo a ordem de Jesus: “O que de graça recebestes, dêem de graça também” (Mt 10,8).
Com este gesto, acabaram se tornando muito queridos pelo povo. Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados ‘inimigos dos deuses’ e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina em geral. Porém, nem a morte pôde calar o poder da fé. Junto à sepultura dos médicos Cosme e Damião começaram a acontecer uma série de curas de muitas doenças.
”Devemos seguir seu exemplo e abrir nosso coração para os mais necessitados. Foi assim que eles alcançaram a santidade. São Cosme e Damião, não realizavam assistência social, mas junto com a caridade levavam a Palavra cuidando do corpo pela medicina e da alma pelo anúncio do Evangelho, atendendo assim ao ser humano por completo nas suas necessidades interiores e exteriores.
Dois santos que encontraram no exercício ordinário de suas profissões a possibilidade de evangelizar. Também nós somos convidados a usar nossos dons para levar a Palavra a muitos, e o nosso trabalho é um forte campo para essa missão. “Muitos dizem que na correria do á dia não encontram tempo para evangelizar, porém podemos aprender com esses santos, que a nossa profissão também pode ser um instrumento poderoso de evangelização”
São Cosme e São Damião Rogai por nós.     
  


A  história desses dois santos, que são cultuados por fiéis católicos de todo o mundo.

Árabes, Cosme e Damião eram gêmeos, nascidos de uma família nobre e que desde muito jovens manifestaram talento para a medicina. Viveram na Síria e na Armênia pregando o Cristianismo e segundo eles próprios ‘curando as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder”. Com o decorrer dos anos, tornaram-se profissionais extremamente competentes, humildes, sabedores que as pessoas precisam de cuidados para o corpo e também para a alma. Cristãos devotos, eram pessoas piedosas que atendiam sem cobrar nada e por essa razão eram chamados de inimigos do dinheiro. O mais impressionante é que uniam a extrema fé em Deus aos ensinamentos da medicina e procuravam seguir os ensinamentos do apóstolo Lucas e serem médicos de almas e de homens. São inúmeros os milagres atribuídos aos santos Cosme e Damião.. Padroeiros dos médicos,  Farmacêuticos e Faculdades de medicina em geral.
.A devoção em Cosme e Damião nos foi trazida pelos indios, africanos e colonizadores Portugueses.Tendo sido a primeira igreja, em honra deles, construída em Igaraçu, Pernambuco (1530). Na festa de Cosme e Damião manda a tradição, distribuir caruru e doces á criançada, porque segundo se acredita, só assim serão atendidos os pedidos feitos aos Santos Gêmeos.Os devotos e simpatizantes tem o costume de fazer caruru e dar a sete crianças que representam os sete irmãos(Cosme, Damião,Doum, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi) Mas em alguns lugares, especialmente na Bahia, a celebração se faz sobretudo em torno de uma mesa farta.Usando pratos preparados com azeite de dendê,que alem do caruru que é acompanhado do arroz de hauçá, farofa de dendê , feijão fradinho,serve-se também,vatapá, abará, peixes, acarajé,  galinha de xin-xin,banana frita etc .Segundo a tradição, deve ser primeiro servido a sete crianças. O nome do prato vem de caá (folha) ruru(inchada), receita indígena feita originalmente apenas de ervas socadas com pimenta, no pilão, conhecido por BREDO.Depois, os escravos africanos foram acrescentando novos ingredientes: amendoim, azeite de dendê, camarão seco, castanha de caju, cebola, gengibre e quiabo.Além do caruru, distribuir doces e pipocas  é uma das maiores tradições.
Amanhã e sábado dia 27   – em missas, procissões e festas nos terreiros – mais uma vez vivenciaremos essa mistura sagrada de hábitos que integram nossas três culturas: a portuguesa, a africana e a indígena.Segundo a crença popular, em casa onde existam Cosme e Damião e seja servido Caruru ou  doces para a criançada no seu dia, não entram doenças, feitiços, mau olhado, esterilidade, nem espinhela caída. O Jantar está servido e por via das dúvidas é  melhor preparar logo o prato,enquanto é tempo. Mesmo quem não acredite nisso. Bom Apetite!
Obrigada.
                                                             
 (Texto lido pela companheira Mariêne que, juntamente com as companheiras Lícia e Luciene organizou a Festiva do mês.)














































Nenhum comentário:

Postar um comentário