domingo, 2 de agosto de 2015

30 de julho - Reunião Festiva

Comemoração dos 50 Anos da Casa da Amizade de Brumado.




Companheira Diná 

Casa da Amizade – para muita gente um prédio situado à Praça da Amizade nº 22, ou mais prático, situado perto do Fórum. Para nós e por todas as pessoas que por aqui passaram o conceito vai além: Um clube de serviço cujo objetivo maior é o servir e de viver um companheirismo saudável.
Casa da Amizade de Brumado, entidade de grandes serviços prestados àqueles que mais necessitam dela, numa caminhada de 50 anos.
Quando ela nasceu o seu irmão mais velho já estava com um ano. O Rotary Club de Brumado, irmãos parceiros, que juntos enfrentaram as dificuldades  e que souberam trilhar o mesmo caminho que os conduziram a sua organização de entidades beneficentes.
A Casa da Amizade de Brumado nasceu em 1965, porém até 1982, dezessete anos, foi criança e adolescente tentando buscar o melhor caminho a seguir. As reuniões aconteciam junto aos rotarianos, em restaurantes e em casa de companheiras. Não contava com um plano de ação definido, até que no ano rotário 1982/1983 teve como presidente Maria da Glória Batista de Souza e Souza e claro, o presidente do Rotary Club o companheiro Jair José de Souza que enfrentou o desafio da construção desse prédio que ora abriga os dois clubes que tiveram o ano “D” da sua história. Jair deu tudo de si, como rotariano e como profissional.
As companheiras se lançaram no campo para buscarem recursos para a construção. Realizaram todo tipo de eventos. Foi a Casa da Amizade, clube de Serviços, participando da construção da Casa da Amizade, prédio.
Os dois presidentes, mesmo vencendo o seu ano rotário continuaram na investida. A presidente dessa nova etapa em que o clube busca a sua maturidade foi a companheira Maria Ignez Viana Leite Rego a quem prestamos nossas homenagens.
A partir daí os planos de ação vieram para um melhor planejamento das ações, que não foram poucas: campanha do quilo, festa de debutantes, campanhas de roupas de frio, de material de limpeza, de material escolar, concurso garota Brumado, curso de alfabetização de adultos, cursos de culinária, um show com Morais Moreira, desfiles de moda, feira Hippie, doação de enxovais para mães carentes, passeios ciclísticos, campanha de colchões, ações estas que amenizaram o sofrimento de muitas pessoas
Precisaríamos da noite toda ou mais para homenagearmos a aniversariante de hoje, mas quero nas pessoas de algumas companheiras fundadoras aplaudir a nossa instituição. São elas: Nildete Dantas, Míriam Azevedo Meira, Pedrina Rizério de Carvalho, Nilza Neves de Carvalho, Carmem Rizério Vargas, Leonor Ribeiro, Maria de Lourdes Souza Lemos, Maria Sônia Meira Gomes, Myrian Guimarães Martins de Andrade, Celeste de Ávila Magalhães Souza. Às ex-presidentes que atenderam ao nosso convite hoje os nossos agradecimentos. Vocês fizeram, de forma significante parte desta história. A nós que continuamos atuantes a melhor maneira de homenagearmos o nosso clube é dizer-lhe “Feliz Aniversário” o prometendo cumprir os dez mandamentos da Casa da Amizade.
1. Procure conhecer o Rotary; para sentir o ideal de seu esposo.
2. Comparecer às reuniões da Casa da Amizade; você vai conhecer melhor as suas companheiras e sentir o fortalecimento do companheirismo.
 3. Comparecer somente não é o suficiente: o importante é participar.
4. Você entra na Casa da Amizade não como passageiro, mas para completar uma tripulação.
5. Dê sugestões, critique construtivamente: cem olhos têm visão mais profunda que dez ou vinte.
6. Aqui não há só tarefas grandes para pessoas excepcionais: toda tarefa, por pequena que seja, tem sua grandeza pelo toque de amor com que você executa.
7. Não diga: não tenho tempo. Os mais ocupados são os que dividem bem o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemos nos doar?
8. Seu esposo será um rotariano entusiasta se sentir o seu ideal de servir.
9. Aqui prevalece a primeira pessoa do plural: Nós.
10. A Casa da Amizade será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana, na medida em que nós mantivermos viva a sua filosofia.
Serviste hoje?  A quem? À árvore? Ao teu amigo? Ao teu irmão? À tua cidade?


Se assim procedermos seremos sempre “UM PRESENTE PARA O MUNDO”. Muito obrigada.

Diná Gomes Fernandes



Galeria de Fotos



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário