domingo, 31 de outubro de 2010

21/10 - Homenagem a D. Belaniza Moura Matos


 


Homenagem a D. Bela


Coube à Casa da Amizade, nesta noite, prestar esta justa e afetuosa homenagem a um profissional brumadense, que com seu trabalho tenha contribuído para o desenvolvimento de nossa cidade. Escolhemos D. Bela,  uma das pioneiras no setor hoteleiro do nosso município. Gostaríamos de estender esta homenagem a seu esposo Abdias, aos filhos,  netos, noras, e demais familiares. Com certeza este momento é também de todos vocês.
Vamos ouvir um pouco da história de D. Bela.     
 Belaniza  Moura Matos e seu esposo Abdias Matos, por volta do ano de 1962 (mil novecentos e sessenta e dois), impulsionados pelo desejo de oferecer estudo a seus filhos Manoel Luís (Lim) e Genival e Vanzinha, deixaram a sua terra “Iguatimi”, distrito de Livramento e vieram se estabelecer em Brumado. Aqui chegaram cheios de esperança e coragem. Começaram com uma pequena pensão na qual D. Bela se dedicou de corpo e alma desempenhando a missão de mãe, esposa e a árdua tarefa de dona de pensão: cozinheira, lavadeira, arrumadeira, recepcionista e tesoureira. E ainda encontrava tempo para aumentar sua renda exercendo a profissão de costureira, sem contar  ainda que nos dias de passagem do “Trem Mochila” lá ia ela com Genival e Lim, levando pratos feitos, o conhecido PF, para vender aos passageiros.
A sua pequena pensão nasceu na “Rua da Linha” e graças ao seu trabalho e dedicação ela se transformou no grande Hotel Moura, empreendimento que sempre primou pela qualidade dos serviços e, especialmente, o sabor da sua comida caseira que bem podem afirmar hoje muitos rotarianos  que ao chegarem aqui foram hóspedes de seu hotel por algum tempo (Alípio, Geraldo, Fred, Anildo e Antônio Paulo).  
Sem se esquecer do objetivo que os trouxeram para Brumado, no início dos anos 70 (setenta), Lim e Genival concluíram o curso Ginasial  e era preciso continuar os estudos. |os seus pais faziam as contas e chegaram à conclusão que o dinheiro era pouco, mas a coragem e a certeza da vitória estimularam a enfrentar o desafio. Resolveram enviar os meninos para a capital do Estado, ou melhor, para a Bahia como  se dizia na época.
Reconhecidos do esforço de seus pais Lim e Genival enfrentaram todas as dificuldades e fizeram do estudo a sua meta principal de vida em Salvador.
Acostumados à luta em Salvador, após passarem algum tempo na Casa do Estudante e tendo que sair por Lim ter se formado eles, com a ajuda de seus pais, alugaram um quarto e deram melhores condições para a chegada de Carlinhos, seu irmão mais novo, para estudar. 
Por tudo isso D. Bela, nós do Rotary e da Casa da Amizade, reconhecidos da sua contribuição na história desse município lhe prestamos hoje esta simples homenagem na certeza de que você fez a diferença na  Rede Hoteleira de Brumado.
A você, a Seu Abdias, a seus filhos, netos, noras e demais familiares o nosso abraço fraterno.
Companheira Diná fazendo homenagem a D. Bela


Vanzinha, D. Bela e Lourdes

Companheira Cida e D. Bela

Sandra, Cida. Diná e Ceiça

D. Bela e seu neto Willian

Um comentário: