quinta-feira, 12 de junho de 2014

Kombi viaja da Argentina ao Brasil divulgando a luta contra a pólio




O estudante argentino Franco Romagnoli resolveu aproveitar sua viagem ao Brasil e a participação como voluntário na Copa do Mundo de Futebol para realizar uma atividade inusitada de divulgação da luta do Rotary para a erradicação da poliomielite. Franco decidiu percorrer mais de 5.000 km entre a sua cidade natal, Villa Carlos Paz, na província de Córdoba, Argentina, e Salvador, na Bahia, em uma Kombi ano 1985, a agora já famosa Kombi Solidária, promovendo iniciativas relacionadas à campanha End Polio Now em cada município por onde passa e ainda recolhendo contribuições fotográficas para o Maior Comercial do Mundo.
O jovem estudante de 24 anos passou com sua Kombi por municípios na Argentina como Rosário e Paso de los Libres, e cidades brasileiras como São Gabriel, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, aumentando a viagem que inicialmente seria de cerca de 4.000 km, para mais de 5.000 km que contemplaram assim um trajeto de 14 municípios entre os dois países. Sempre encontrando rotarianos e voluntários, organizando ações de divulgação da luta contra a pólio e motivando a participação das comunidades na campanha Maior Comercial do Mundo.
Brasil Rotário entrou em contato com Franco durante o trajeto e realizou a entrevista que você confere abaixo:
BR: Como surgiu a ideia da Kombi Solidária?
Franco Romagnoli: Eu ia viajar até o Salvador porque fui selecionado para trabalhar como voluntário de imprensa para a FIFA, no estádio Arena Fonte Nova, durante a Copa do Mundo. Como já faria a viagem com a minha Kombi, no caminho eu tinha vontade de fazer uma ação solidária, para dar à viagem algum significado. Pensei em fazer doações a escolas, ou alguma outra coisa. E tenho um amigo que sofreu com a pólio e hoje participa da campanha End Polio Now ativamente. É por ele que conheço o Rotary e a campanha e decidi então me envolver e dar minha contribuição à causa.
BR: Como foi a recepção nas cidades que você visitou?
Franco: Bem legal! Em Villa Carlos Paz tivemos mais de 100 pessoas que tiraram a foto (para o Maior Comercial do Mundo). O pessoal do Rotaract ajudou. E em Rosário, na Argentina, chegamos durante a Conferência Distrital, onde tiramos 80 fotos dos rotarianos que estavam lá.
BR: Você enfrentou algum problema durante o trajeto?
Franco: Tivemos em Rosário um problema com a caixa de marchas, mas arrumamos e continuamos. Perdemos quatro dias, mas a Kombi Solidária seguiu seu caminho!